segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Culminância do Projeto Escola Legal é Escola Limpa







PALMAS/TO
2012.

Projeto: Escola legal é escola limpa!




 Introdução

A ambiência é um dos fatores mais importantes dentro de uma escola, um ambiente limpo e agradável cativa e melhora o aprendizado do aluno tornando mais prazeroso o trabalho de professores e funcionários. Atualmente as crianças passam a maior parte do tempo dentro da escola, que acaba se tornando o seu segundo lar, sendo necessária a manutenção e conservação da mesma por nossa clientela.
A Escola de Tempo Integral Daniel Batista, com seu papel agregador de conhecimento, visa estimular professores e alunos frente às responsabilidades sociais de cada cidadão, de forma que seja objetivo comum uma escola limpa e organizada.


Justificativa

            Todos sabem da necessidade de limpeza e conservação do ambiente em que estamos, apesar de muitas vezes não nos darmos conta disso durante as atividades cotidianas.
Higiene e limpeza tornaram-se um problema de saúde pública e cada vez menos sabemos o que fazer com o nosso lixo. Então, a nossa ideia é conscientizar desde cedo os alunos a respeito da limpeza e como devemos tratar o lixo no ambiente escolar.
Também é necessária a conscientização de nossos alunos quando a conservação do patrimônio público e dos materiais e equipamentos inseridos na nossa escola. Pois, segundo Sousa (2003, p.121)

“A luta pela valorização do patrimônio tem seu início na própria luta pela defesa dos bens que cercam a escola. Não podemos aceitar que jovens depredem seu próprio ambiente de estudo e que destruam aquilo que eles mesmos poderiam desfrutar. É vital que haja uma vigilância de todos no sentido de evitar a depredação de bens da escola que ao serem destruídos estarão causando prejuízos a todos na medida em que podem escassear e atrapalhar o desenvolvimento das ações educativas. É importante que as escolas desenvolvam práticas que tenham por objetivo mostrar aos alunos a importância dos bens patrimoniais que ocupam o espaço da escola e que por serem públicos pertencem a todos.”


A E.T.I. Daniel Batista acaba de passar por uma reforma em suas dependências e acreditamos que o projeto faz-se necessário para uma melhor conscientização do alunado quanto à nova realidade da escola sendo necessário conservar e cuidar da mesma.
Desta forma, justifica-se a realização de projeto que contempla ações conjuntas em prol da conscientização sobre a limpeza e conservação dos ambientes, seja na escola ou nos lares.



Objetivo Geral

            Promover ações que levem à reflexão dos alunos e professores sobre a importância de um ambiente limpo e organizado.


Objetivos Específicos          
  •    Criar um novo olhar dos alunos para com a escola, de forma que a conservação e a limpeza da mesma passem a ser a regra e não a exceção;
  •   Estimular o senso crítico do aluno sobre a conservação do ambiente escolar;
  •    Formar agentes multiplicadores para a limpeza e conservação de nossa escola;
  •  Estimular o aluno a respeito de seu papel cidadão dentro da Unidade Escolar;
  •   Promover a conscientização do aluno frente à sua responsabilidade na limpeza e conservação da Unidade Escolar; 
  •    Criar o hábito nos alunos de jogar o lixo no lixo.


  Conteúdos


  •   Desenvolvimento moral;
  •   Ética e Cidadania; 
  •   Educação para a vida;
  •  Valores humanos;
  •  Solidariedade;
  •   Higiene.


Tempo Estimado


O período inicial é de seis meses para a assimilação dos conteúdos apresentados. Frisando que, após o início e término do projeto os problemas não acabarão, pois esse é um tema que deve ser constantemente lembrado e trabalhado na escola. 


Desenvolvimento


1ª Etapa

Debater com a equipe as causas do comportamento indesejado do aluno em relação à ambiência, limpeza e conservação da escola. Feito isso, definir os passos a serem tomados e montar uma estratégia de trabalho comum dentro de cada disciplina.  



2ª Etapa

Debater com os alunos os motivos da falta de limpeza e conservação da escola. Mostrar a eles que a escola é de todos e que tudo que é quebrado e danificado é reposto com o dinheiro dos nossos impostos, sendo que, o dinheiro gasto com consertos de avarias poderia ser usado para aquisição de material, brinquedos e melhorias que beneficiariam a eles mesmos.
 3ª Etapa

Criar estratégias com os alunos para conscientizar os colegas, professores e direção sobre como manter a escola limpa e conservada, favorecendo uma boa ambiência a todos os seus atores.

4ª Etapa

            Buscar alternativas para o envolvimento das famílias quanto às sugestões, bem como em momentos de socialização dos resultados do projeto.



Metodologia


  • Criação de cartazes sobre o tema;
  • Criação e escolha de slogan e mascote para o projeto;
  • Reunião com os líderes de turma e fiscais de sala;
  • Criação do fiscal de sala (aluno responsável pela limpeza e conservação de sua sala de aula);
  • Envolver os estudantes em toda a execução do projeto;
  • Visitas semanais ou diárias nas salas para conscientização dos alunos;
  • Criar um documento para ser entregue ao diretor da unidade com metas, reivindicações sobre o tema;
  • Criação de peças, jograis, concursos de desenho, redação, poesia etc. para estimular a criatividade e interação do aluno com o tema;
  • Desenvolver no aluno o espírito de companheirismo para que o objetivo seja alcançado;
  • Mostrar ao aluno através da matemática o quanto o município o Estado e o País perdem com o a depredação do patrimônio público;
  • Audição de músicas que tenham a ver com o tema;
  • Criação na escola do “Dia D da limpeza”, onde os alunos irão debater sobre os avanços obtidos com o projeto e sobre as atitudes que precisam ser implementadas.



Recursos Materiais

  • Giz e quadro negro, papel, cartolina, isopor e lápis de cor para elaboração de cartazes, aparelho de som.


Parceiros

  • Professores, pais e funcionários da escola, além de membros da comunidade que possam enriquecer o projeto.


Culminância

     Dia “D” da limpeza onde os alunos apresentarão os resultados de seus trabalhos a respeito do tema. A saber: Peças de teatro, documento de normas de conservação da escola a ser entregue a coordenadores e diretores, planilha de prejuízos que o país sofre com a depredação de seu patrimônio, escolha da mascote da escola, resultado dos concursos criados especialmente para o projeto.    


Avaliação


A avaliação desse projeto será feita de forma continuada, através do feedback dado pelos alunos nos Dias D. A comunidade escolar também vai poder avaliar e dar sua contribuição durante a execução deste.

                  
Referências Bibliográficas


SOUZA, Djacyr de. Preservação do Ambiente: Uma ação de Cidadania, Fortaleza, Brasil Tropical, 2003.
MORAN, José Manuel. “Na sociedade de hoje, a sociedade da comunicação e informação, quais os principais  desafios da educação  e informação?’. 2007.

SILVA, Maria da Graça Moreira. ”Uma sociedade em mudança/A educação na nova sociedade”. 2007.

PROJETOS Escolares. Revista. Edição especial.


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