PALMAS/TO
2012.
Projeto: Escola legal é escola limpa!
Introdução
A ambiência é
um dos fatores mais importantes dentro de uma escola, um ambiente limpo e
agradável cativa e melhora o aprendizado do aluno tornando mais prazeroso o
trabalho de professores e funcionários. Atualmente as crianças passam a maior
parte do tempo dentro da escola, que acaba se tornando o seu segundo lar, sendo
necessária a manutenção e conservação da mesma por nossa clientela.
A Escola de
Tempo Integral Daniel Batista, com seu papel agregador de conhecimento, visa
estimular professores e alunos frente às responsabilidades sociais de cada
cidadão, de forma que seja objetivo comum uma escola limpa e organizada.
Justificativa
Todos sabem da
necessidade de limpeza e conservação do ambiente em que estamos, apesar de
muitas vezes não nos darmos conta disso durante as atividades cotidianas.
Higiene e
limpeza tornaram-se um problema de saúde pública e cada vez menos sabemos o que
fazer com o nosso lixo. Então, a nossa ideia é conscientizar desde cedo os alunos
a respeito da limpeza e como devemos tratar o lixo no ambiente escolar.
Também é
necessária a conscientização de nossos alunos quando a conservação do
patrimônio público e dos materiais e equipamentos inseridos na nossa escola.
Pois, segundo Sousa (2003, p.121)
“A luta pela valorização do patrimônio tem seu início
na própria luta pela defesa dos bens que cercam a escola. Não podemos aceitar
que jovens depredem seu próprio ambiente de estudo e que destruam aquilo que
eles mesmos poderiam desfrutar. É vital que haja uma vigilância de todos no
sentido de evitar a depredação de bens da escola que ao serem destruídos
estarão causando prejuízos a todos na medida em que podem escassear e
atrapalhar o desenvolvimento das ações educativas. É importante que as escolas
desenvolvam práticas que tenham por objetivo mostrar aos alunos a importância
dos bens patrimoniais que ocupam o espaço da escola e que por serem públicos
pertencem a todos.”
A E.T.I.
Daniel Batista acaba de passar por uma reforma em suas dependências e
acreditamos que o projeto faz-se necessário para uma melhor conscientização do
alunado quanto à nova realidade da escola sendo necessário conservar e cuidar
da mesma.
Desta forma,
justifica-se a realização de projeto que contempla ações conjuntas em prol da
conscientização sobre a limpeza e conservação dos ambientes, seja na escola ou
nos lares.
Objetivo Geral
Promover
ações que levem à reflexão dos alunos e professores sobre a importância de um
ambiente limpo e organizado.
Objetivos Específicos
- Criar um novo olhar dos alunos para com a escola, de forma que a conservação e a limpeza da mesma passem a ser a regra e não a exceção;
- Estimular o senso crítico do aluno sobre a conservação do ambiente escolar;
- Formar agentes multiplicadores para a limpeza e conservação de nossa escola;
- Estimular o aluno a respeito de seu papel cidadão dentro da Unidade Escolar;
- Promover a conscientização do aluno frente à sua responsabilidade na limpeza e conservação da Unidade Escolar;
- Criar o hábito nos alunos de jogar o lixo no lixo.
- Desenvolvimento moral;
- Ética e Cidadania;
- Educação para a vida;
- Valores humanos;
- Solidariedade;
- Higiene.
Tempo Estimado
O período
inicial é de seis meses para a assimilação dos conteúdos apresentados. Frisando
que, após o início e término do projeto os problemas não acabarão, pois esse é
um tema que deve ser constantemente lembrado e trabalhado na escola.
Desenvolvimento
1ª Etapa
Debater com a
equipe as causas do comportamento indesejado do aluno em relação à ambiência,
limpeza e conservação da escola. Feito isso, definir os passos a serem tomados
e montar uma estratégia de trabalho comum dentro de cada disciplina.
2ª Etapa
Debater com os
alunos os motivos da falta de limpeza e conservação da escola. Mostrar a eles
que a escola é de todos e que tudo que é quebrado e danificado é reposto com o
dinheiro dos nossos impostos, sendo que, o dinheiro gasto com consertos de
avarias poderia ser usado para aquisição de material, brinquedos e melhorias
que beneficiariam a eles mesmos.
3ª Etapa
Criar
estratégias com os alunos para conscientizar os colegas, professores e direção
sobre como manter a escola limpa e conservada, favorecendo uma boa ambiência a
todos os seus atores.
4ª Etapa
Buscar
alternativas para o envolvimento das famílias quanto às sugestões, bem como em
momentos de socialização dos resultados do projeto.
Metodologia
- Criação de cartazes sobre o tema;
- Criação e escolha de slogan e mascote para o projeto;
- Reunião com os líderes de turma e fiscais de sala;
- Criação do fiscal de sala (aluno responsável pela limpeza e conservação de sua sala de aula);
- Envolver os estudantes em toda a execução do projeto;
- Visitas semanais ou diárias nas salas para conscientização dos alunos;
- Criar um documento para ser entregue ao diretor da unidade com metas, reivindicações sobre o tema;
- Criação de peças, jograis, concursos de desenho, redação, poesia etc. para estimular a criatividade e interação do aluno com o tema;
- Desenvolver no aluno o espírito de companheirismo para que o objetivo seja alcançado;
- Mostrar ao aluno através da matemática o quanto o município o Estado e o País perdem com o a depredação do patrimônio público;
- Audição de músicas que tenham a ver com o tema;
- Criação na escola do “Dia D da limpeza”, onde os alunos irão debater sobre os avanços obtidos com o projeto e sobre as atitudes que precisam ser implementadas.
Recursos Materiais
- Giz e quadro negro, papel, cartolina, isopor e lápis de cor para elaboração de cartazes, aparelho de som.
Parceiros
- Professores, pais e funcionários da escola, além de membros da comunidade que possam enriquecer o projeto.
Culminância
Dia “D”
da limpeza onde os alunos apresentarão os resultados de seus trabalhos a
respeito do tema. A saber: Peças de teatro, documento de normas de conservação
da escola a ser entregue a coordenadores e diretores, planilha de prejuízos que o país sofre com a depredação de
seu patrimônio, escolha da mascote da escola, resultado dos concursos criados
especialmente para o projeto.
A avaliação desse projeto será feita de forma
continuada, através do feedback
dado pelos alunos nos Dias D. A comunidade escolar também vai poder avaliar e
dar sua contribuição durante a execução deste.
Referências
Bibliográficas
SOUZA, Djacyr de.
Preservação do Ambiente: Uma ação de
Cidadania, Fortaleza, Brasil Tropical, 2003.
MORAN, José Manuel. “Na sociedade de hoje, a sociedade da
comunicação e informação, quais os principais
desafios da educação e
informação?’. 2007.
SILVA, Maria da Graça Moreira. ”Uma sociedade em mudança/A educação na
nova sociedade”. 2007.
PROJETOS
Escolares. Revista. Edição especial.
Parabéns, muito bom!!
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