quinta-feira, 5 de julho de 2012

Projeto: Pedro e o Lobo



PALMAS/TO
2010.

Projeto: Pedro e o Lobo.




 Introdução:

   Atualmente nossas crianças são bombardeadas com um grande número de informações. Internet, games, televisão etc.
  Tenho percebido que as crianças têm perdido a inocência e não conseguem aproveitar a melhor fase da vida delas: a infância.  Por isso a ideia de usar a famosa fábula russa “Pedro e o Lobo” do compositor russo Serguei Procofiev.
   Aliado a tudo isso, percebo que as crianças gostam muito do fazer teatral e de trabalhar as suas potencialidades artísticas utilizando mímicas e técnicas de pantomima. Então, nada melhor do que unir essas duas vertentes do teatro para viabilização do projeto.

  
Justificativa:

    Vendo que o lúdico está cada vez mais distante de nossas crianças, esse projeto tem por objetivo levar os alunos a conhecer e interagir com os personagens clássicos de tão conhecida história. O intuito do autor foi familiarizar as crianças com o som dos instrumentos da orquestra, assim, cada personagem é representado por um instrumento musical.
    Pedro e o Lobo ganhou várias versões através dos anos, tanto em áudio quanto em vídeo, sendo o mais famoso o curta-metragem produzido por Walt Disney na década de 1940.
    No Brasil a obra ficou conhecida através da coleção de discos de histórias infantis: Disquinho, que foi muito popular até a década de 1980. Desta forma, torna-se viável a realização de projeto que resgate toda ludicidade e valores pretendidos pela obra.


  Objetivo Geral

    Unir a música à arte de representar e apresentar aos alunos essa obra tão importante, estimulando as crianças a prestarem mais atenção nos sons e aprenderem a “ouvir melhor”, além de introduzi-las no universo da música clássica.


   Objetivos Específicos

·         Apresentar a fábula russa Pedro e o lobo aos alunos;
·         Estimular o lúdico entre as crianças;
·         Apresentar o som dos instrumentos da orquestra sinfônica aos alunos;
·         Estimular o fazer teatral em nossas crianças;
·        Conhecer e valorizar diversas culturas.



Conteúdos

·         Desenvolvimento moral;
·         Ética e Cidadania;
·         Educação;
·         Valores humanos;
·         Solidariedade e amizade;
·         Cooperação.



Tempo Estimado

    O tempo necessário para a execução do projeto, será determinado pelo feedback dado pelos alunos e também pela viabilização da execução  do mesmo dentro da unidade escolar.

Desenvolvimento


1ª Etapa

Apresentar primeiro o áudio da história aos alunos, depois explicar onde e porque a fábula foi escrita, falando um pouco da Rússia (Berço da história). Mostrar aos alunos que o personagem SACHA é masculino e explicar que esse é um nome próprio frequente na Rússia. Estimular o interesse dos alunos desenhando os personagens da história no quadro.


2ª Etapa

Começar os testes para escolha dos atores que farão os personagens, fazer com que esses testes sejam divertidos e mostrar às crianças que não forem escolhidas que elas terão um importante papel na produção da peça.
Escolhidos os atores, começar os ensaios mostrando aos alunos as características de cada personagem. Estimular os alunos na criação dos gestos e expressões dos seus personagens já que na peça os alunos não falam.






3ª Etapa

Intensificar os ensaios da peça e começar a produção dos figurinos. Corrigir erros que ainda estão ocorrendo nos ensaios e viabilizar recursos para a produção da mesma.


Metodologia


  • Audição do áudio da história com as crianças;
  • Desenho dos personagens da história;
  • Exibição do curta metragem “ Pedro e o Lobo” produzido pelos estúdios Disney;
  • Ensaios direcionados semanais com os alunos.


Recursos Materiais

Aparelho de som, Filme: Pedro e o Lobo, áudio da trila de Pedro e o Lobo, Papel, Giz, quadro negro e fantasias dos personagens.

Parceiros

Professores, pais e funcionários da escola, além de membros da comunidade que possam enriquecer o projeto.


CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO


MÊS


ATIVIDADES

TURMAS
Setembro


Outubro


Novembro


Dezembro








ORÇAMENTO DO PROJETO

Produto
Quantidade
Valor Unitário (R$)
Valor Total (R$)


















Avaliação

   A avaliação desse projeto será feita de forma continuada, através do feedback dado pelos alunos. A comunidade escolar também vai poder avaliar e dar sua contribuição durante a execução.

Referências



  • PROJETOS Escolares. Revista. Edição especial.
  • Novelly, Maria C.Jogos Teatrais. São Paulo: Papirus, 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário